Melhorar a resistência do atleta para a corrida ajuda a usar a energia da melhor forma e minimizar a perda de velocidade sobre a distância e o tempo percorrido. Alguns corredores enxergam isso como um grande desafio, mas adotar certos hábitos e mudar algumas coisas nos seus treinos pode fazer toda a diferença.
Confira essas dicas e se torne um corredor mais resistente:
1. Varie nos treinos
De acordo com a professora da academia Bio Ritmo, Carolina Santos, para aumentar a resistência e evoluir na corrida é importe não praticar sempre o mesmo tipo de treinamento. “Variar treinos de corrida é tão fundamental para melhorar a aptidão física, o condicionamento, a técnica, a força e a resistência muscular, quanto para evitar lesões e ‘aguentar’ correr cada vez mais”.
Para melhorar a resistência os treinos mais indicados são: os de longa distância, o fartlek e o intervalado. Para a professora, não importa o tempo que você pratica e nem seu nível de corrida, a dica é a mesma: “Todos devem variar treinos! O corpo precisa de estímulos diversificados para melhorar seu desempenho, não importa se você é um corredor amador”.
2. Respire corretamente
Segundo o treinador Tiago Talarico, aprender a respirar melhor na hora do exercício pode evitar que você se canse com tanta facilidade. “O ciclo de respiração simultâneo ajuda a economizar energia e a estabelecer um ritmo respiratório. Por isso, coordene-se. Você pode, por exemplo, a cada duas passadas, inspirar e a cada outras duas expirar; o importante é que o intervalo entre dois movimentos seja o mesmo. Não importa como, você variar até encontrar a melhor maneira e se ajustar. Depois de um tempo esse processo se automatiza”, afirma.
3. Pratique outros esportes
Na corrida, a resistência é necessária para manter as forças físicas e psicológicas, qualquer que seja à distância a ser percorrida, por isso praticar modalidades complementares pode trazer diversos benefícios. Investir em outros esportes como a natação, musculação, pilates, entre outros só tendem a melhorar a flexibilidade, a consciência corporal e consequentemente sua corrida.
4. Mantenha a regularidade, mas sem exageros
Manter regularidade na corrida vai permitir que você tenha cada vez mais fôlego. Por isso, é importante ter um plano de treino para manter a regularidade na corrida e respeitar os dias de descanso. Em geral, correr três vezes por semana, é uma boa frequência. Lembre-se sempre de ir aumentando a velocidade e a duração do treino aos poucos. Não se force para ir além daquilo que você consegue.
Comments